7 de agosto de 2010

Oliver Hardy (Harlem, Georgia, EUA, 18 de janeiro de 1892 – Los Angeles, Califórnia, EUA, 7 de agosto de 1957).



Ator cômico estadunidense que formou, ao lado de Stan Laurel, a famosa dupla Laurel and Hardy (“O Gordo e o Magro”), que atuou desde a época do cinema mudo até 1957.

Seu pai, Oliver, era veterano dos Estados Confederados da América, tendo sido ferido na Batalha de Antietam, em setembro de 1862. Após sua baixa, Oliver Hardy foi eleito Tax Collector pelo estado de Columbia. Sua mãe, Emily Norvell, filha de Thomas Benjamin Norvell e Mary Freeman, era descendente do Capitão Hugh Norvell de Williamsburg, Virgínia. Sua família chegou à Virgínia antes de 1635, e o casamento de Oliver (o terceiro) e Emily, que era viúva, foi em 12 de março de 1890.

A família se mudou para Madison em 1891, antes do nascimento de Norvell. É provável que tenha nascido em Harlem, apesar de algumas fontes darem como seu local de nascimento a cidade de sua mãe, Covington. Seu pai morreu um ano após Norvell nascer, e era o mais novo de cinco filhos.

Sua mãe tentou com que Hardy frequentasse a University of Georgia, em 1912, para estudar leis, mas não há comprovação de que ele tenha feito isso.

Hardy foi para a Milledgeville Military Academy e, aos 13 anos, para a Young Harris College, no norte da Geórgia. Desde cedo Hardy mostrava interesse por música e teatro, e participou de um grupo teatral; sua mãe reconheceu seu talento musical, e o enviou para Atlanta, com o objetivo de estudar música e canto com o professor Adolf Dahm Patterson, mas Hardy eventualmente cantava no Alcazar Theater, um cinema, decidindo depois voltar para Milledgeville.

Em 1910, Hardy começou a se apresentar como "Oliver Norvell Hardy", sendo que o primeiro nome era um tributo ao seu pai. Ele aparece com esse nome no censo de 1910, e a partir de então passa a usar o nome Oliver Hardy.

Em maio de 1954, Hardy teve um infarto do miocárdio; em 1955, a dupla foi contratada, juntamente com Hal Roach, Jr., para uma série de TV baseada na fábula da Mother Goose (“Mamãe Ganso”), Laurel and Hardy's Fabulous Fables, mas desta vez foi Laurel, porém, que sofreu um AVC, com uma lenta convalescença. Hardy teve um AVC em 15 de setembro de 1956, ficando paralizado e acamado por vários meses, sem falar e se mover.

Em 7 de agosto de 1957, Oliver Hardy morreu, aos 65 anos. Laurel não compareceu ao seu funeral, pois estava trabalhando em "Babe Would Understand". Laurel decidiu, a partir de então, não mais trabalhar sem o seu amigo de tanto tempo, e passou a escrever para comédias. Os amigos diziam que Laurel ficara totalmente arrasado após a morte de Hardy, sem nunca ter se recuperado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oliver_Norvelle_Hardy

Nenhum comentário:

Postar um comentário