8 de agosto de 2010

David Howell Evans (Londres, 8 de agosto de 1961) é o nome de The Edge, guitarrista, backing vocal e tecladista da banda irlandesa de rock U2.



David Howell Evans é um dos três filhos de Garvin e Gwenda. Têm mais dois irmãos, Gil a irmã mais nova e Dick, o mais velho. Quando The Edge completou um ano de idade, a família se mudou para Dublin, na Irlânda. Aos 15 anos de idade estava na escola, e tinha fama de menino sossegado e inteligente. Tinha planos para o futuro, pensava em ir para a universidade e formar-se em medicina. Até então nunca havia tocado numa guitarra. Mas logo as coisas mudaram e ele passaria a fazer parte da mesma banda de Larry Mullen Jr e Bono Vox. The Edge foi o primeiro a ler o anúncio e entrar em contato com Larry. Nos ensaios ia acompanhado de Dick (irmão) e Adam (amigo). Nos ensaios mostrava muito talento. Seu ídolo era Rory Gallagher, que na opinião dele era o melhor guitarrista da Irlanda. Em 1983 casou se com Aislinn O'Sullivian e teve 3 filhos, Holly (1985), Arun (1986) e Blue Angel (1989). Em 1990 se separou, mas a separação só foi oficializada em 1996. E em 2002 casou se com a antiga dançarina da Zoo Tv Tour Morleigh Steinberg. Com ela teve dois filhos, Sian (1997) e Levi (1999).

Seu estilo percussivo de tocar guitarra, com o inovador uso de processador de som digital — delay em particular — é considerado um dos mais inovadores guitarristas de todos os tempos, redefeniu o som da guitarra e proporcionou um som único ao U2. Em 1987 e 2003 The Edge ganhou o prêmio da frabricante de guitarras Gibson de melhor guitarrista (ano que a banda se tornava a maior do planeta após o lançamento do álbum "The Joshua Tree") em 1987, e em 2003 a revista Rolling Stone nomeou The Edge o número #24 em sua lista dos: "100 maiores guitarristas de todos os tempos".

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Edge

Nenhum comentário:

Postar um comentário