22 de agosto de 2010

Francisco Rebolo Gonsales, mais conhecido por Francisco Rebolo (São Paulo, 22 de agosto de 1902 — São Paulo, 10 de julho de 1980).











Pintor brasileiro. Era filho de imigrantes espanhóis que chegaram ao Brasil no fim do século XIX.

Viveu intensamente duas trajetórias. Primeiramente, foi jogador de futebol, de 1917 a 1932. Atuou no Corinthians de 1921 a 1927 e no Ypiranga, ambos clubes da cidade de São Paulo. A partir de 1934, tornou-se pintor.

Fez parte do Grupo Santa Helena, juntamente com Fulvio Pennacchi, Aldo Bonadei, Humberto Rosa, Manuel Martins, Clóvis Graciano, Mario Zanini, Alfredo Volpi e Alfredo Rizzotti.

Rebolo é considerado um dos mais importantes paisagistas da pintura brasileira. Sua obra, com um total estimado superior a 3.000 pinturas, centenas de desenhos e um conjunto de cinqüenta diferentes gravuras, de variadas técnicas, além das paisagens, envolve também como temática um expressivo conjunto de retratos, figuras, naturezas-mortas e flores. Hoje, os trabalhos de Rebolo estão nos principais museus brasileiros, no acervo de órgãos culturais e governamentais e em coleções particulares em todo o Brasil.

Rebolo é também o criador do atual escudo do Sport Club Corinthians Paulista, desenhado na década de 1930.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Rebolo

Imagens:

http://www.fapesp.br/publicacoes/rebolo/?id=1

http://www.pinturabrasileira.com/artistas.asp?cod=15

Nenhum comentário:

Postar um comentário