8 de agosto de 2010

Alonso Sánchez Coello (Benifayó, 1531 – Madrid, 8 de agosto de 1588).











O mais proeminente pintor do Renascimento espanhol.

Nascido em Espanha, Alonso viajou quando jovem para Lisboa, onde iniciou a sua formação artística. Tornou-se aqui, protegido de D. João III, que se apaixonou de imediatou pelos seus quadros, tendo-o enviado para a Flandres para completar a sua formação com o já reconhecido pintor António Moro. Este foi o mestre que mais o marcou e influenciou.

Porém, em 1555, voltou novamente ao seu país natal, trabalhando para o rei D. Felipe II, o qual o torna seu pintor de câmara e no retratista de eleição da corte portuguesa e espanhola.

Os seus retratos, indiretamente inspirados em Ticiano, destacam-se pelo consistente e quase surreal detalhismo dos trajes, nomeadamente dos tecidos, pela imponência do escuro e pela penetração psicológica do modelo retratado. Todos estes aspectos podem ser devidamente notados nos quadros Infanta Isabel Eugénia Clara e Magdalena Ruiz e Isabel de Valois, por exemplo.

D. Felipe II tratou de enviar os seus quadros a todas as cortes europeias, tendo tornado popular e reconhecido entre a elite aristocratica e econômica do velho continente europeu Alonso Sánchez Coello.

Hoje em dia, algumas das suas obras encontram-se expostas em museus como o Museu do Prado, em Madrid, e o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alonso_Sánchez_Coello

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Alonso_Sánchez_Coello

Nenhum comentário:

Postar um comentário