5 de agosto de 2010

Imagens de Glasgow











Glasgow (Glaschu em gaélico escocês, Glesca ou Glesga em scots), também aportuguesada pouco frequentemente como Glásgua ou Glasgou, é a maior cidade da Escócia, e a terceira mais populosa do Reino Unido. Seu nome completo é City of Glasgow ("Cidade de Glasgow"), e forma a mais populosa das 32 Autoridades Unitárias da Escócia. A cidade se situa às margens do rio Clyde, nas Lowlandscentro-ocidentais. O nativo da cidade é chamado, em inglês, de Glaswegian, nome que também designa o dialeto peculiar local.

Povoado formado originalmente no século VI, Glasgow evoluiu a partir do bispado de Glasgow, na Idade Média, e do estabelecimento posterior da Universidade de Glasgow, que contribuiu para o Iluminismo Escocês. Desde o século XVIII a cidade se tornou um dos principais centros do comércio transatlântico com as Américas. Com a Revolução Industrial, a cidade e a região que a cerca cresceram e acabaram por se tornar um dos centros da engenharia e construção naval, onde foram construídas diversas embarcações famosas e revolucionárias. Glasgow foi conhecida como a "Segunda cidade do Império Britânico", na era vitoriana. Hoje em dia faz parte dos dezesseis principais centros financeiros da Europa, e nela se localizam muitas das principais empresas escocesas.

No final do século XIX e início do XX, a população de Glasgow ultrapassou a marca de um milhão, e passou a ser a quarta maior cidade do continente, após Londres, Paris e Berlim. Na década de 1960 diversos projetos que reassentaram parte da população em cidades novas e subúrbios periféricos, juntamente com mudanças nas fronteiras locais, reduziram a população atual da Área de Autoridade Unitária da Cidade de Glasgow para 580 690 habitantes. 1,750,500 pessoas vivem na área urbana da Grande Glasgow. A região imediatamente em torno da conurbação engloba aproximadamente 2,3 milhões de habitantes, 41% da população do país.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Glasgow

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Glasgow

Nenhum comentário:

Postar um comentário